-28 de maio de 2009-
Alguns bebedores de uísque gostam de single malts, enquanto outros preferem um blend. Acreditava-se que os insetos comedores de folhas também preferiam um blend. Seus receptores olfativos detectam uma mistura de substâncias químicas voláteis liberadas pelas plantas e o inseto se movimenta em direção a elas - um comportamento chamado de quimiotaxia. Porém, um estudo publicado na revista especializada Current Biologyrevela que ao menos os bichos-da-seda se revelam mais próximos dos amantes de single-malts.
Os bichos-da-seda, larvas da espécie Bombyx mori, a domesticada mariposa da seda, roem incessantemente folhas de amoreira para produzir sua seda. Kana Tanaka, da Universidade de Tóquio, e seus colegas, analisaram as substâncias químicas emitidas pelas folhas e estudaram a resposta do sistema olfativo do bicho-da-seda tanto em nível genético quanto molecular.
Os pesquisadores constataram que, embora as folhas emitam diversas substâncias químicas, o cis-jasmone, um composto com odor de jasmim derivado de um hormônio vegetal, é de longe o atrativo mais poderoso, mesmo que seja produzido em quantidades muito pequenas. Além disso, os pesquisadores descobriram que esse composto desencadeia resposta apenas em insetos com um bem afinado receptor olfativo.
Na produção da seda, ou sericultura, as mariposas da seda botam seus ovos sobre papel, o qual as larvas devem atravessar em direção às folhas de amoreira.
Os pesquisadores sugerem que, ao longo dos milhares de anos em que a sericultura vem sendo praticada, a habilidade de identificar e responder ao cis-jasmone foi evolutivamente conservada - as larvas que não possuem esta habilidade não se movem em direção à comida e, como conseqüência, morrem de fome.
0 comentários:
Postar um comentário